Afinal, qual é a diferença entre Enem e o Encceja?

O Enem e o Encceja são dois programas que estão no ar há algum tempo com propostas de melhorar o cenário da educação no país. Apesar de possuírem objetivos diferente, esses programas são constantemente confundidos. Você sabe qual a diferença entre o Enem e o Encceja?

Enem

O Enem corresponde ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e é responsável pela distribuição de vagas para cursos a nível superior. O exame é realizado anualmente e milhares de estudantes participam das inscrições para concorrer a uma das vagas oferecidas pelos sistemas do Enem.

O exame disponibiliza dois programas oficias para direcionar as vagas disponíveis, sendo eles: o Programa Universidade Para Todos (PROUNI), responsável pela rede particular de ensino/ e o Sistema de Seleção Unificada (SISU), responsável pelas vagas da rede pública.

O Enem é um exame que leva em consideração assuntos do ensino médio e do ensino fundamental para testar os estudantes e gerar uma pontuação. Será justamente essa média a responsável por definir a situação de concorrência dos estudantes.

Além dos programas mencionados, o Enem também dá acesso a programas diferentes como o Novos Caminhos, que dá acesso a cursos de nível técnico e o FIES, o maior programa de financiamento estudantil atualmente.

Apesar de ambos os exames levarem em consideração assuntos de nível básico escolar para elaborar seus exames, vale mencionar que o Enem é mais complexo em sua avaliação, oferecendo questões elaboras.

O Encceja

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos também se trata de um exame de proficiência, mas direcionado para outra área.

As inscrições para o Encceja são realizadas de forma online e diferente do Enem, é totalmente gratuita para todos os públicos. Um determinado valor só é cobrado se o individuo faltar a prova e quiser realizá-la no ano seguinte.

O motivo de muitas pessoas ainda estarem confundindo o Enem 2020 com o Encceja 2020, é que inicialmente o Enem poderia ser utilizado para substituir a conclusão do ensino médio.

Mas muitos problemas foram identificados nesse processo e o Encceja foi criado com objetivo de oferecer certificado de conclusão para o público que ainda não tinha concluído o ensino básico e se encontrava fora da faixa etária média.

O exame do Encceja é dividido entre ensino fundamental e ensino médio, dispondo de questões objetivas sobre o s assuntos de cada categoria, assim como uma prova de redação.