Descubra como você pode se tornar um fiscal do ENEM

Todo concurso precisa dispor de uma equipe trabalhando nos bastidores para que ele aconteça perfeitamente. Uma das funções mais populares na realização de um concurso como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a de fiscal. Você sabia que também pode trabalhar como fiscal do Enem? Leia o texto a seguir e entenda como você pode exercer o serviço.

O que faz um fiscal?

Existe toda uma equipe pronta para fazer com que o Enem aconteça e cada trabalhador é importante. O fiscal irá trabalhar diretamente com os candidatos do exame, desde a recepção e verificação do documento, até a a fiscalização de incidentes que podem acontecer em sala.

Durante toda a aplicação de prova, o fiscal deverá circular pela sala e garantir a segurança dos participantes. Também será necessário que ele realize os processos de fiscalização sempre que o candidato for deixar e retornar para sala.

É fundamental que não haja fraude no concurso, portanto, a equipe deverá estar preparada para situações inusitada e conhecer todo o regulamento de aplicação de prova do Enem.

Quem pode trabalhar na função?

Nem todos podem participar da equipe de aplicação de prova do Enem. O primeiro dos requisitos é que candidatos inscritos, obviamente, não podem se candidatar para o cargo de fiscal. Ou seja, se inscrever para a prova ENEM 2020 impossibilita que você exerça a função de fiscal nesta versão.

Além disso, é exigido que o encarregado possua pelo menos, o certificado de conclusão do Ensino Médio, como também, não tenha participado de nenhuma forma da elaboração de prova do Enem.

O candidato ao cargo não pode possuir conjugues ou afinidades com os candidatos inscritos no Enem, para evitar fraude no concurso. É necessário que o mesmo possua acesso a internet a fim de fazer o cadastro para o cargo e realizar a capacitação online.

Como me tornar um fiscal do Enem?

O fiscal de prova terá uma função muito importante em sala e a remuneração para o cargo pode chegar a mais de R$300 por dia. Por isso, quem está interessado em participar da equipe de aplicação e corresponde aos requisitos citados, pode se candidatar através de um cadastro online.

Quando for anunciado o edital de seleção para a equipe do concurso, você deverá acessar o site oficial da Rede Nacional de Certificadores e informar seus dados pessoais para cadastro.

Depois é preciso preencher um formulário digital muito importante. Quando concluir o seu cadastro, você deve aguardar a divulgação do resultado pelo Inep e seguir as instruções enviadas.