Novo governo substituirá Pronatec por outro programa de qualificação

O Pronatec é o programa oficial que dá acesso ao ensino técnico e está no ar há alguns anos. Mas, de acordo com dados lançados pelo governo atual, a efetividade dessa proposta poderia ter sido mais satisfatória. Por isso, há a projeto de substituição do Pronatec por um programa que seja mais eficiente. Vamos entender parte por parte do assunto? Continue conosco e saiba mais a seguir:

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi lançado com a proposta de facilitar o acesso ao ensino técnico de qualidade e assim como o nome indica, promover uma melhoria no cenário da mão-de-obra do país.

Afinal, o maior objetivo do Pronatec é qualificar o máximo de pessoas possíveis para que elas estejam aptas a trabalha nas áreas comerciais e industriais.

Essa proposta acontece através de uma parceria entre o programa e algumas instituições do Sistema S de ensino. Os estudantes podem conseguir uma bolsa de estudos através das inscrições PRONATEC 2020.

Na teoria, o programa deveria funcionar muito bem e estar proporcionando uma maior possibilidade de carreira para os profissionais capacitados, assim como uma oferta interessante de trabalhadores para as empresas.

Entretanto, de acordo com dados do governo, o aproveitamento do Pronatec não foi tão satisfatório quanto se era esperado. O cenário profissional do país continuou da mesma forma, isso porque o programa tem suas falhas.

Devido a esses fatores, você pode estar ouvindo falar menos do Pronatec, uma vez que o governo quase congelou completamente o acontecimento da proposta, mas ainda existe uma pequena oferta disponível no site.

Essas medidas estão sendo tomadas para que outro programa mais eficiente possa entrar no lugar no Pronatec, visando ainda os mesmo objetivos.

É o chamado Plano Nacional de Qualificação de Capital Humano, que estará estudando a demanda de profissionais de cada área para enfim, oferecer cursos que gerem emprego e renda.

Isto porque o Sistema S de ensino não é totalmente independente do setor público, o que faz com que as autoridades projetem  total uso dos recursos oferecidos.

Esse novo programa terá como objetivo utilizar melhor as instituições de ensino do Sistema S, que possuem um índice de avaliação muito interessante em diversos aspectos.

Em breve, quem estiver interessado em começar uma formação através dessa proposta, estará encontrando uma plataforma nova para se capacitar. Mas vale mencionar que o Pronatec não será finalizado antes que o novo projeta esteja pronto para ser utilizado.

FONTE: pronatec2020.net.br