Quais os melhores antivírus gratuitos?

Os antivírus são essenciais para proteger o seu computador de ameaças da internet. Apesar de existirem no mercado diversas opções pagas, as gratuitas fazem o seu papel direitinho. Fizemos um artigo com os melhores antivírus gratuitos do mercado para você escolher sem medo.

Lembrando que o sistema Windows é o que mais sofre com os vírus de computador. Quem usa o Linux e também o Mac Os pode ficar um pouco mais despreocupado visto que eles não são o alvo preferido dos agentes nocivos.

Os melhores antivírus gratuitos do mercado

Os antivírus gratuitos são uma opção viável para quem não tem condições de contratar um serviço pago. Se você está em busca de uma proteção bastante em conta confira a nossa lista e escolha o seu antivírus.

  • 360 total Security

Considerado um dos melhores antivírus gratuitos, o 360 Total Security possui quatro motores antivírus e sempre se sai muito bem durante as análises realizadas pelos sites especializados.

  • AviraFree Antivírus

O Avira é um dos antivírus mais conhecidos e utilizados. Também é encontrado na versão paga, mas a versão gratuita dá conta do que promete. Ele tem uma interface um pouco difícil de compreender, mas faz mesmo o papelde protetor da sua máquina.

O Avira também é fácil de instalar, além de possuir algumas ferramentas acopladas como aquelas que identificam rasomware, um sistema de limpeza e otimização gratuita do PC.

  • Panda Antivírus

Recente no mercado, o Panda é um dos melhores antivírus e um dos mais completos. Alguns especialistas arriscam dizer que ele é melhor até do que algumas versões pagas de outros antivírus. Ele verifica USB, faz recuperação de disco etc.

O processamento do Panda é feito na nuvem não sobrecarregando a máquina durante esta fase. O único problema que o Panda costuma apresentar é na proteção anti-pishing. Mesmo assim, vale a pena apostar nele.

  • AVG Antivírus Free

O AVG talvez seja um dos antivírus mais populares de todos os tempos. É também um dos mais antigos. Ele sofre um pouco de preconceito por parte de alguns usuários por conta de alguns defeitos do passado, mas isso mudou.

Atualmente, o AVG oferece a segurança necessária que o seu computador precisa. E isso acontece devido às atualizações sofridas nos últimos tempos. É claro que ele ainda peca no quesito propagandas em excesso, mas fora isso, é um dos melhores antivírus gratuitos.

  • Avast Free Antivírus

Também muito conhecido, este antivírus pode sim ser considerado capaz de proteger a sua máquina das ameaças virtuais. Ele tem uma interface limpa e o seu sistema é bastante fácil de usar. Já cometeu erros no passado, mas a realidade hoje é outra.

O sistema anti-pishing é considerado um dos melhores no mercado. Para completar ele verifica se o seu wi-fi está com a configuração correta. Durante jogos o Avast suspende notificações inclusive dele mesmo tornando a experiência de jogar mais agradável.

  • Windows Defender

Este antivírus é propriedade da Microsoft que, desde o Windows 8, vem entrando na lista dos mais utilizados por usuários de computador. A sua fama e eficiência já foram reconhecidas algum tempo atrás quando ganhou o título de melhor antivírus gratuito. Tem uma interface limpa e fácil de usar.

Apesar de haver algumas controvérsias é bom saber que a função do Windows Defender é garantir o mínimo de segurança possível aos usuários do sistema. Logo, se achar que é pouco para você o ideal é buscar outras opções.

Estes são os melhores antivírus gratuitos existentes no mercado. A maioria está disponível para Android, Mac Os e Windows. Escolha o antivírus de acordo com a sua necessidade e com a sua condição financeira. Procure saber mais sobre as versões pagas e faça um comparativo para verificar vantagens e desvantagens de todos.